THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

domingo, 27 de setembro de 2009

Teorias explicativas da extinção dos Dinossauros

Teoria do impacto

Diz que a extinção dos dinossauros foi causada pela colisão de um corpo celeste com a Terra.

Dados a favor desta teoria:
- os níveis altos de irídio podem ser resultado do impacto de um cometa, asteróide ou meteorito, uma vez que a crosta terrestre possui pouco irídio, ao contrário dos corpos celestes.
- os estratos apresentavam ainda cristais de quartzo com estruturas de choque, provavelmente associados a metamorfismo de elevada pressão e que ocorre à superfície, em resultado de um impacto.

Dados contra esta teoria:
- o registo fóssil é incompleto e sem evidencias de um numero significativo de ossos de dinossauro na altura.
- o irídio também é abundante no interior da Terra, fazendo com que a concentração da litosfera possa ser explicada por fenómenos vulcânicos.


Teoria do vulcanismo intenso

Diz que a extinção dos dinossauros foi provocada por uma intensa actividade vulcânica.

Dados a favor desta teoria:
- os elevados teores de irídio podem ser explicados por fenómenos intensos de vulcanismo, uma vez que este elemento, embora pouco abundante a superfície da Terra, existe em grande quantidade no interior da Terra.
- existência de grandes mantos de lava do Decão (Índia) é a prova de ocorrecia de um fenómeno vulcânico intenso.

Dados contra esta teoria:
- não explica a existência de quartzo com textura de choque.


Teoria da estrela Némesis

Defende que a extinção dos dinossauros ocorreu por causa de uma chuva de cometas, projectada da Nuvem de Oort por Némesis.

A maior parte das estrelas da nossa galáxia possui uma estrela companheira. O sol, provavelmente, também possui uma companheira ainda não detectada mas designada de Némesis. Némesis tem uma órbita de 26 M.a e ao descrever essa órbita aproxima-se do Sistema Solar, passando pela Nuvem de Oort (uma nuvem de cometas gelados) e provocando desequilíbrios gravimétricos, fazendo com que os cometas saiam disparados em todas as direcções, atingindo a Terra como uma chuva de cometas.

Esta teoria corrobora a teoria do impacto.

0 comentários: