THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Formação da Terra e evolução de vida nela

Nestas últimas aulas temos vindo a falar do modo como se formou o nosso planeta Terra e da evolução de vida nela, entre outros assuntos. Aqui deixo um pequeno resumo do que temos falado.

De acordo com as teorias geralmente aceites, a Terra existe há aproximadamente 4600 milhões de anos, através de uma nuvem de gás e poeira que deu origem ao Sistema Solar. No começo, tudo na Terra era rocha derretida que depois se solidificou e deu origem a crosta terrestre. Como naquela época havia bastante actividade vulcânica, a atmosfera da Terra era altamente tóxica. Houve um grande período de chuvas que “inundou” o nosso planeta, dando origem aos oceanos que hoje em dia conhecemos, e as partes que ficaram emersas formaram os continentes.



Os primeiros seres vivos do nosso planeta foram os Procariontes, que eram formas de vida unicelulares que continham DNA, a molécula fundamental da vida. Depois dos Procariontes, surgiram os Eucariontes, mais complexos que continham núcleo e organelas. Tempos depois, vieram vermes achatados e criaturas invertebradas, ainda mais complexas, como os Trilobitas. Os peixes surgiram de pequenos seres denominados de conodontes, tornando-se no período Devónico os donos dos mares, e que talvez em busca de alimento ou para fugir de predadores começaram a movimentar-se para fora de água, e evoluíram até anfíbios, que podiam andar em terra firme mas necessitavam de viver em pântanos pois não sobreviviam muito tempo fora de água. Por sua vez, os anfíbios deram origem a répteis que viviam sem dependência da água, pois podiam sobreviver em terra firme.



0 comentários: