THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sábado, 13 de março de 2010

Sismologia

Sismo: movimento da crosta terrestre, brusco e de curta duração, resultante de movimentos existentes no interior da Terra.

  • Microssismos: sismos de fraca intensidade, pouco violentos, que passam despercebidos aos nossos sentidos. Apenas registados em sismógrafos.
  • Macrossismos: também designados tremores de Terra, de grande intensidade e capazes de causarem inúmeras modificações e catástrofes. São sismos sentidos pela população.
Origem dos sismos: Actualmente os sismólogos – cientistas que se dedicam ao estudo dos sismos – têm explicações científicas para estes acontecimentos naturais No interior da Terra existem forças que actuam sobre as rochas. Quando essas forças ultrapassam a capacidade de resistência da rocha dá-se a ruptura, formando uma falha. O movimento ao longo da falha provoca sismos. Tipos de Falhas:
- Falha inversa: Forças de compressão O bloco rochoso sobe ↑ Fronteiras convergentes - Falha normal: Forças de distensão Bloco rochoso desce↓ Fronteiras divergentes - Falha de Deslizamento: Força de deslize O bloco desliza no outro↑↓ Fronteiras tangenciais

0 comentários: