THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rochas Sedimentares

Retirei esta apresentação do blog da Prof. Isabel Pessoa, pois acho que explica muito bem este assunto.

domingo, 27 de setembro de 2009

Teorias explicativas da extinção dos Dinossauros

Teoria do impacto

Diz que a extinção dos dinossauros foi causada pela colisão de um corpo celeste com a Terra.

Dados a favor desta teoria:
- os níveis altos de irídio podem ser resultado do impacto de um cometa, asteróide ou meteorito, uma vez que a crosta terrestre possui pouco irídio, ao contrário dos corpos celestes.
- os estratos apresentavam ainda cristais de quartzo com estruturas de choque, provavelmente associados a metamorfismo de elevada pressão e que ocorre à superfície, em resultado de um impacto.

Dados contra esta teoria:
- o registo fóssil é incompleto e sem evidencias de um numero significativo de ossos de dinossauro na altura.
- o irídio também é abundante no interior da Terra, fazendo com que a concentração da litosfera possa ser explicada por fenómenos vulcânicos.


Teoria do vulcanismo intenso

Diz que a extinção dos dinossauros foi provocada por uma intensa actividade vulcânica.

Dados a favor desta teoria:
- os elevados teores de irídio podem ser explicados por fenómenos intensos de vulcanismo, uma vez que este elemento, embora pouco abundante a superfície da Terra, existe em grande quantidade no interior da Terra.
- existência de grandes mantos de lava do Decão (Índia) é a prova de ocorrecia de um fenómeno vulcânico intenso.

Dados contra esta teoria:
- não explica a existência de quartzo com textura de choque.


Teoria da estrela Némesis

Defende que a extinção dos dinossauros ocorreu por causa de uma chuva de cometas, projectada da Nuvem de Oort por Némesis.

A maior parte das estrelas da nossa galáxia possui uma estrela companheira. O sol, provavelmente, também possui uma companheira ainda não detectada mas designada de Némesis. Némesis tem uma órbita de 26 M.a e ao descrever essa órbita aproxima-se do Sistema Solar, passando pela Nuvem de Oort (uma nuvem de cometas gelados) e provocando desequilíbrios gravimétricos, fazendo com que os cometas saiam disparados em todas as direcções, atingindo a Terra como uma chuva de cometas.

Esta teoria corrobora a teoria do impacto.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Eras Geológicas

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Formação da Terra e evolução de vida nela

Nestas últimas aulas temos vindo a falar do modo como se formou o nosso planeta Terra e da evolução de vida nela, entre outros assuntos. Aqui deixo um pequeno resumo do que temos falado.

De acordo com as teorias geralmente aceites, a Terra existe há aproximadamente 4600 milhões de anos, através de uma nuvem de gás e poeira que deu origem ao Sistema Solar. No começo, tudo na Terra era rocha derretida que depois se solidificou e deu origem a crosta terrestre. Como naquela época havia bastante actividade vulcânica, a atmosfera da Terra era altamente tóxica. Houve um grande período de chuvas que “inundou” o nosso planeta, dando origem aos oceanos que hoje em dia conhecemos, e as partes que ficaram emersas formaram os continentes.



Os primeiros seres vivos do nosso planeta foram os Procariontes, que eram formas de vida unicelulares que continham DNA, a molécula fundamental da vida. Depois dos Procariontes, surgiram os Eucariontes, mais complexos que continham núcleo e organelas. Tempos depois, vieram vermes achatados e criaturas invertebradas, ainda mais complexas, como os Trilobitas. Os peixes surgiram de pequenos seres denominados de conodontes, tornando-se no período Devónico os donos dos mares, e que talvez em busca de alimento ou para fugir de predadores começaram a movimentar-se para fora de água, e evoluíram até anfíbios, que podiam andar em terra firme mas necessitavam de viver em pântanos pois não sobreviviam muito tempo fora de água. Por sua vez, os anfíbios deram origem a répteis que viviam sem dependência da água, pois podiam sobreviver em terra firme.



quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Olá!

Olá a todos!
Criei este blog como sendo um portfolio digital da disciplina de Biologia e Geologia e em breve postarei conteúdos da disciplina.
Até breve :)